segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Foto de Amélia Borboletiando

domingo, 30 de agosto de 2009

Sapaticosdebarro.blogspot.com

Arte em argila....
Sapaticos é uma linha de calçados infantis de cerâmica confeccionado pela Artesã e Psicóloga Maira Andrade (SP). Desenvolvemos, junto ao cliente, novos modelos e tamanhos. Os delicados calçados podem ser coloridos ou somente queimados. Sua porosidade, característica da queima em cerâmica, possibilita a absorção de essencias deixando-os com cheirinho de bebê.

Fonte: http://projetoartedemao.blogspot.com/

Cléa Espindola - Andanças


“Para cada caminhada, um calçado diferente. Para cada calçado, um par correspondente. Para cada par, quatro pés. Para quatro pés, duas vidas. Para cada vida, uma caminhada distinta ” .Na mostra “Andanças”, você esta convidado a sentar-se à beira do caminho e refletir para onde seus calçados querem te levar, afinal, cada destino, um fardo. Cada andança um calo. O universo do calçado tem muita coisa a falar sobre personas e destinos. Para cada um, um tipo. Basta saber interpretá-lo.


AndançasTécnica: Instalação (cerâmica) Dimensões: 6,71 m² Ano: 2006

Proposta : Consta de 60 sapatos nos tamanhos equivalentes a 22 cm cada um. Feitos em cerâmica, nas técnicas de engobe , vitrificada e com óxidos, queimados em forno elétrico na temperatura de 850° e 980°. Os sapatos serão colocados em cima de 2 (duas) folhas de eucatex , medindo cada uma: 1.22cm x 2. 75m = 6.71 m² , a uma altura de 12 cm do chão.

Ponha aqui o seu pezinho





Ingrid Zambroni




Ana Sobral, Sapatos Vermelhos, 2007

Impressão em azulejo - foto retirada do site Bando do Barro
Material preparado para a Bienal B 2008.


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SANEAMENTO




Galeria do Dmae expõe obras de 124 ceramistas
O grupo Bando do Barro, formado por 124 ceramistas, mostra sua produção artística na galeria de arte e nos jardins do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento. Em toda a história da Galeria de Arte, esta é a maior quantidade de artistas que expõem ao mesmo tempo. A mostra se chama "Ig", que na língua tupi-guarani significa água. A mostra pode ser visitada até 2 de setembro, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 17h30.
A maioria dos objetos cerâmicos estão expostos dentro da água (em sacos e aquários) e 15 fontes. O Bando do Barro propõe a mistura entre artistas recém-formados, artistas em formação, curiosos, artistas consagrados e professores da Ufrgs. Feevale e Ulbra, sempre estimulando as potencialidades criativas do universo cerâmico.

De acordo com a apresentação de Mairy Sarmanho, a água é o sangue da vida: "Nossos corpos são constituídos 70% de água e necessitamos cerca de 1,5 litro ao dia para sobreviver. Da mesma forma, os ceramistas necessitam da água para unir o pó da terra e transformar barro em arte." Para conhecer mais sobre o Bando de Barro, acesse os blogs www.bandodebarro.blogspot.com e www.bandodebarronodmae.blogspot.com.

O contato com a galeria do Dmae pode ser feito pelo fone 3289-9722 ou pelo e-mail galeriadearte@dmae.prefpoa.com.br.
FONTE: desconhecida

domingo, 23 de agosto de 2009

GASÔMETRO - Frida Khalo


A exposição de cerâmica apresentada com o tema da pintora está linda. A saia de Frida em tamanho natural montada com quadrados articulados feitos em barro de várias cores é divina. As inúmeras possibilidades de se explorar um mesmo tema, um mesmo retrato, os livros feitos pelas artistas,... solicitam que lhes dediquemos um tempo delicado e cuidadoso como o trabalho realizado.
Parabéns à todas!
Ainda está aberta a visitação na sala Iberê Camargo.

O POTE

Linda exposição, com peças instigantes, diferentes, pena que o prazo encerra hoje, mas encontrei com uma colega que a estava fotografando, quem sabe não podemos pelo menos vê-la pelas imagens. Parabéns às artistas.
Meris Slomp me encantou pelas imagens impressas no barro, como se faz esta técnica?


CERAMISTAS EM EXPOSIÇÃO NA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

01/07/08 - A Associação dos Ceramistas do Rio Grande do Sul, ACERGS, através do MAC/RS, mostra, de 27 de junho a 10 de agosto, na Galeria Augusto Meyer, 3° andar da Casa de Cultura Mario Quintana, o trabalho em cerâmica de cerca de trinta de seus associados. Com o tema Sagrado e Profano, a XIV Edição da Exposição “O Pote” propõe variações e diferentes leituras em torno do objeto. Participam nomes como Adma Corá, Breno Caldasso, Kátia Schames, Maritê Englert, Meris Slomp e Susie Prunes, entre outros.

A mostra é organizada anualmente pela Acergs, Sempre utilizando o pote cerâmico, sua representação, usos, funções simbólicas e dimensão artística. O trabalho de artistas contemporâneos é. No ano passado a Casa de Cultura sediou a edição cuja temática foi a Modernidade. A visitação é de terças a sextas, das 9h às 21h e sábados e domingos, das 12h às 21h. A entrada é franca.
Fonte: site da Casa de Cultura Mario Quintana